segunda-feira, 4 de abril de 2011

PARA PENSAR

Extraído do original "Sucesso avassalador", de Fabiano Moreira, "Segundo Caderno", JORNAL O GLOBO, 01/04/11.

"Grupo de funk tira onda em clipe e vira sensação da internet"


"(...) A primeira aparição do grupo, com o clipe "Sou foda", rendeu mais de quatro milhões de acessos no canal de vídeos e um sem-número de versões e mashups (...).
(...) 'Sou foda' é realmente engraçado, com um clipe 'avassalador', feito em chroma key pelo MC Ratão. Nele, Vitinho executa uma dancinha sensual, levantando a camisa e mostrando o tanquinho.
Virar uma celebridade da web transformou a vida de Vitinho.
_ O 'Sou foda' é um personagem, uma zoação. No vídeo e no show, eu sou Vitinho, avassalador, mas na vida eu sou o Vítor, tranquilão, amigo de todo mundo, quase casando, sou noivo de mostrar aliança - confessa o MC, que garante ter conseguido, como viral na rede, 'melhorar as condições de vida' da mãe, com quem mora no Jardim América.
Show tem quase toda semana, em locais como Via Show, Nova Show e casas em São Paulo,Vitória, Belo Horizonte. O Vitinho pegou geral."

Mashups são um novo gênero de aplicações Web interativas que tiram partido de conteúdos recolhidos de fontes de dados externos para criar serviços inteiramente novos e inovadores. São um marco da segunda geração de aplicações web informalmente conhecida como Web 2.0.

Chroma key é uma técnica de processamento de imagens cujo objetivo é eliminar o fundo de uma imagem para isolar os personagens ou objetos de interesse que posteriormente são combinados com uma outra imagem de fundo.