domingo, 24 de julho de 2011

PAÍS TEM TAXA ELEVADA DE MORTE DE GAYS

Extraído do texto de Marcelle Ribeiro, caderno "O País", Jornal O GLOBO, dia 24/07/2011.

"Em maior evidência na mídia no momento, a discriminação contra homossexuais no Brasil preocupa o governo, entidades civis e também a Unaids, programa das Nações Unidas sobre a Aids.
_ O Brasil é campeão de crimes. A média é de 35 a 40 mortes de gays por ano no México. Nos Estados Unidos, é de 25 a 30. E, no Brasil, foram 260 no último ano - afirma Pedro Chequer, coordenador da Unaids no Brasil.
Chequer, assim como especialistas e dirigentes de entidades que atuam em defesa dos direitos de homossexuais, defende a aprovação da lei que criminaliza a homofobia.
(...)
No caso do racismo, a discriminação contra negros continua acontecendo pelo fato de as penas para esse tipo de delito serem pequenas, na opinião do presidente da Comissão de Igualdade Racial da Ordem dos Advogados do Brasil em São Paulo, Eduardo Pereira da Silva.
_ A pena não tem tido um caráter pedagógico - afirma.
Já Marco Antônio Zito, conselheiro do Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Negra do governo de estado, reclama da demora das decisões judiciais de casos sobre racismo, o que gera sensação de impunidade."

Homofobia é crime! Racismo é crime! Denuncie! Dê sua opinião, postando um comentário.


4 comentários:

  1. É mas 50.000 brasileiros morrem em média todos os anos.

    E mais, muitos dos assassinatos de homossexuais não têm motivação de ódio. Até o Grupo Gay da Bahia (GGB) fala isso, veja:

    “Em todo ano passado [2010] foram 11 assassinatos por motivação homofóbica.” (11 de 260 é 4%) , no G1:

    http://tinyurl.com/3p95reg

    Mas como eles são apresentam as fontes dos dados, fica difícil avaliar. Aqui tem um site que contesta estas dados, e mostra as FONTES, e com números mostra como ocorrem muitas destas mortes, crimes passionais, até mesmo com os dados do GGB, para 2001 e 2004:

    http://tinyurl.com/3wdwju2

    Abraço.
    Soares

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo comentário, que contribui muito para a discussão do tema. Infelizmente, como você mesmo diz, não temos registros ou não temos acesso aos registros. Porém é fato que homofobia existe! Ainda que fosse apenas 1 assassinato por motivação homofóbica, teríamos que denunciar. É crime tirar a vida!

    ResponderExcluir
  3. Por mim, estariam todos mortos. Hoje fui constrangido por um homossexual, eu estava indo para o serviço, e no caminho achei uma identidade, estava passando um homen no carro que me levou até a delegacia para deixar o documento,ele me ofereceu uma carona até o serviço - eu aceitei numa "boa", mas quando chegou na porta do serviço ele trancou as portas do carro e fechou as janelas, aí eu fiquei bastante nervoso! Ele tentou passar a mão no meu orgão genital! eu consegui sair a tempo, enfim, não adianta ser educado com eles, porque o simplismente eles regeitam a nossa educação ou confundem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, desculpe-me pela demora em responder seu comentário, pois o blog esteve parado por um tempo. A situação realmente é inusitada, mas não é regra geral. Você, Anônimo, sempre é abordado desse jeito por homossexuais? Então, pode ser que esteja aparentando para eles algo que eles entendem como uma aprovação. Pense um pouco...

      Excluir